Quão sustentável você é nas tarefas do lar ?

Apesar de essencial, a limpeza e cuidados com nosso lar costuma ser pouco sustentável, considerando a energia elétrica, volume de água e produtos químicos que utilizamos para este fim.

Aproveitando essa onda da sustentabilidade, decidimos reunir 6 dicas sustentáveis eficientes para ajudar você a refletir sobre algumas tarefas do dia a dia do lar.

1 – Aproveitar a luz solar mantendo cortinas abertas

A luz solar é o nosso maior recurso energético e a melhor parte, é de graça. Conseguimos aproveitar boa parte dessa energia para iluminar nossos ambientes, não necessitando muitas vezes manter as lâmpadas acesas em determinados períodos do dia.

2 – Reaproveitar a água é economia!

Lavar roupa é uma tarefa muito comum pra nós, certo? Porque não nos planejar e aproveitar essa mesma água para outras tarefas do lar, como lavar a calçada ou outras tarefas que essa água poderia ser utilizada. Reflita em todas as tarefas que envolvam a utilização de água e se planeje!

3 – Dizer Adeus para as sacolas plásticas

A maioria das pessoas continuam usando as sacolas plásticas em suas compras e isso contribui diretamente a poluição do nosso meio ambiente. Utilizar sacolas de panos nos mercados/feiras e separar o lixo adequadamente, impactam de forma eficiente nosso ecossistema.

4 – Utilize a vassoura antes do aspirador

Por mais que pareça mais prático o uso do aspirador nas tarefas de limpeza, o eletrodoméstico pode impactar de forma significativa o consumo de energia do seu lar. A clássica vassoura continua sendo muito eficiente para a limpeza geral, podendo utilizar o aspirador em ambientes mais complicados ou que realmente o exijam.

5 – Opte por eletrodomésticos de baixo consumo e lâmpadas de LED

Na hora de comprar um eletrodoméstico, você provavelmente já se deparou com as classes energéticos que vão de A até E, indicando o consumo de energia. Dê sempre preferencia para os de classe A++, eles podem economizar até 70% de energia comparado aos outros, isso acontece também com as lâmpadas de LED, normalmente elas custam um pouco mais comparada as normais, porém consomem até 80% menos energia, além do tempo de vida ser maior.

6 – Reutilize embalagens quando possível

Diversos produtos do nosso uso diário estimulam o acúmulo de embalagens, resultando no descarte de forma incorreta. Você já pensou que muitas dessas embalagens, podem ser reutilizados ? Tanto podemos priorizar produtos que possuem opção de refil e também reaproveitar a embalagem para outras funções como borrifadores ou simplesmente garanta que tais embalagens sejam encaminhadas para a coleta seletiva e reciclada.

7 – Desapegue fazendo o bem

Se você parar alguns minutos para refletir, possuímos inúmeras “coisas” dispensáveis em nosso lar, não é mesmo?span class=Apple-converted-space  /spanSeja uma roupa que você não usa, aquele colchão antigo que ninguém usa, aquela bicicleta empoeirada encostada no fundo da casa. Todos esses objetos ou podemos chamar de “coisas”, com toda certeza, podem ser muito melhor aproveitados em outros lares. Pratique o ato de doar, seu lar fica mais leve e seu coração também.

E aí? Vamos refletir melhor sobre nossos hábitos pensando no futuro?

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *